terça-feira, 14 de junho de 2016

Somos os famintos de Jesus

Participar na festa da Eucaristia foi para nós, catequistas, uma oportunidade muito bela de o grupo reviver o momento único da sua primeira comunhão. Por isso, para uma melhor vivência da festa - “Vamos cear com Jesus”-, empenhamo-nos na preparação e motivação da mesma.

“Vamos cear com Jesus” foi o ‘trampolim’ para uma “catequese muito alegre e divertida”! Jogámos com as palavras: ceia, jantar, almoço, come, mesa, fome, esfomeado e faminto. Explorámos o significado das mesmas e, brincámos fazendo a mimica das palavras come, fome, faminto. Divertimo-nos com a expressividade e originalidade de cada gesto. Houve ocasião para rir e rir com gosto. Escolhemos o nome do grupo: Os famintos. Uma vez identificados demos o salto: “cear com Jesus”. Quando, como, porquê? ‘Uma chuva’ de respostas levou-nos a fazer algumas escolhas e, pouco a pouco, cada um foi mostrando os ensinamentos interiorizados e momentos vividos com muita intensidade.

“Ah! Jesus ceou com os amigos”. ”Eram os 12 Apóstolos”. “Foi a última ceia”. “Estavam muito alegres com Jesus”. “Ele deu-lhes recados importantes”. “Foi na 5ªfeira Santa”. “Com um pão nas mãos, Jesus partiu-o e disse: isto é o meu Corpo tomai e comei”. “E com o vinho no copo disse: isto é o meu Sangue que vai ser derramado por vós”. “Disse também: fazei isto em minha memória”. “Jesus morreu, mas ressuscitou”. ”Está vivo para sempre”.

Se a preparação nos deu muita alegria, a vivência da festa encheu-nos o coração. De mochila às costas e de livrinho nas mãos começaram a aventura. Passaram por todos os postos de atividades. Dava gosto vê-los interessados, alegres, determinados, atentos e participativos. A quem lhes perguntava o nome do grupo respondiam: “somos os famintos de Jesus. Desejamos muito recebê-lo no nosso coração”.
Sim, foi verdade. O desejo de O receberem foi manifestado ao longo do dia, mas de um modo especial durante a Eucaristia. Quando chegou o momento tão desejado, comoveu vê-los atentos e de braços estendidos à espera do Amigo Jesus.

A procissão eucarística foi outro momento que os surpreendeu. Admirados, olhavam a grande multidão que os cercava. “Tanta gente por causa de Jesus”. Junto à Sé e de pé, cantaram com entusiasmo e esperaram com calma o momento final. Depois da Bênção do Santíssimo, quiseram escutar com grande admiração e espanto as filarmónicas a tocar. Ao despedirmo-nos diziam: “Foi linda a festa”.

Nós, catequistas também podemos afirmar: A festa da eucaristia foi linda! Tudo estava bem organizado, preparado e decorreu com muita serenidade. Parabéns à equipa organizadora.

As catequistas da paróquia da Boa Vista: Maria Emília e Graça Gaspar da paróquia da Boa Vista

Sem comentários:

Enviar um comentário