terça-feira, 20 de junho de 2017

A alegria de cear com Jesus

Ainda não tinha chegado a hora do início da «Festa da Eucaristia – Vamos cear com Jesus» e eram já muitos os grupos que começavam a circular pelo Jardim de Santo Agostinho, em Leiria, para começar a “aventura” do passado dia 15 de junho, dia de Corpo de Deus. 215 crianças do 3º ano, acompanhadas por 70 catequistas e pais, organizadas em 29 grupos, vindas de 17 paróquias começavam a juntar-se junto ao palco onde os “discípulos” acolheram o desafio de Jesus que “apareceu” em palco para enviar as crianças para preparar a ceia que queria comer com eles.


Todos partiram à procura dos dez postos onde poderiam viver um momento-dimensão da Eucaristia: acolhimento, perdão, oração, escuta, partilha, doação, paz, comunhão, agradecimento, envio e missão. O tempo chegou para que todos fizessem todos os postos e chegassem ao fim com o seu pequeno missal bem colorido: ao concluir cada posto, um autocolante colorido completava o missal que usaram para acompanhar a celebração desse dia, e levaram para poderem usar mais vezes, e sempre que participam na Eucaristia.

Ceia estava pronta! Era tempo de voltar e cear com Jesus. De volta ao Jardim de Santo Agostinho, onde iria decorrer a celebração diocesana do Corpo de Deus, as crianças ocuparam o seu lugar na assembleia. Chegara o momento da Ceia! O Sr. Bispo dirigiu uma palavra muito particular aos seus “amiguitos e amiguitas” que puderam concluir este dia de festa a cantar a alegria de ser de Cristo: “Sou de Cristo, sou feliz”.

Foi com a certeza da presença de Jesus na Eucaristia que O acompanharam na procissão que levou o Santíssimo até ao adro da Sé onde O acolheram, depois, cantando num ambiente de festa e alegria.

Sem comentários:

Publicar um comentário