terça-feira, 18 de junho de 2019

Está a chegar a Festa da Eucaristia!

Aproxima-se a data da "Festa da Eucaristia - Vamos cear com Jesus". Estão inscritas 240 crianças do 3º ano e 4º anos, em 33 grupos, provenientes de 17 paróquias da Diocese, e quase 80 adultos a acompanhá-las.

A Festa da Eucaristia começa com a Apresentação dos Discípulos, o momento em que os grupos das crianças se reúnem para começar a atividade. Este momento de check-in acontecerá no Jardim de Santo Agostinho, em Leiria, a partir das 10h30, para que cada grupo possa receber os materiais necessários para toda a atividade.

Logo de seguida, os grupos dirigem-se para junto do palco onde deixam o seu testemunho da Primeira Comunhão, e onde haverá animação até ao momento do Envio: a partir do texto de Evangelho de São Lucas (Lc 22, 7-13), todos se sentirão aqueles discípulos que Jesus enviou para irem preparar a ceia. Será essa a grande tarefa do dia: cada grupo vai fazer a Preparação da Ceia, passando por 10 postos diferentes, distribuídos pela zona ribeirinha da cidade, nos quais poderão passam pelas dimensões essenciais desta Ceia.

Ao concluir o percurso, contamos que todos os grupos possam ter a mesa posta! Será então o momento de se dirigirem para o local onde vai decorrem a Ceia: o Cenáculo, e de aí partilhar da Ceia com Jesus, na celebração da Eucaristia que será presidida pelo Sr. D. António Marto, no Jardim de Santo Agostinho, com início às 16h. A actividade conclui com a procissão do Corpo de Deus.

Horário e programa:
10h30 - Apresentação dos discípulos (no Jardim de Santo Agostinho)
11h00 - Envio
11h30 - Preparação da Ceia (atividades em grupos)
13h00 - Almoço
13h30 - Preparação da Ceia (continuação)
15h00 - A mesa está posta!
15h30 - Entrada no Cenáculo
16h00 - Vamos cear com Jesus (Eucaristia a Procissão do Corpo de Deus)

"Plano B" (em caso de chuva)
Esperando que não haja chuva a prejudicar este dia de festa (e as previsões falam apenas de tempo nublado...), temos, no entanto, prevista uma alternativa: deslocar os postos para os claustros e centro pastoral da Sé.

Sem comentários:

Publicar um comentário