Finalmente chegara o dia de viver o convite para cear com Jesus. No dia do Corpo de Deus, logo pela manhã, começaram a juntar-se no parque do avião, em Leiria, os 40 grupos, com cerca de 250 crianças do 3º ano da catequese, provenientes de 26 paróquias da diocese de Leiria-Fátima, que tiveram a oportunidade de viver este dia numa actividade que procurou ajudar a viver melhor cada momento da Eucaristia, neste ano em que celebraram a Primeira Comunhão.
Depois de todos receberem os materiais necessários para a actividade, fez-se o envio, com uma pequena representação a partir do texto do Evangelho de São Lucas (22, 7-13), quando Jesus chama os discípulos e os envia a preparar a última ceia. Neste dia, as crianças assumiram o papel dos discípulos. Por isso, quando Jesus lhes disse para irem preparar a ceia, todas perguntaram em coro: «Onde queres que a preparemos?». E Jesus enviou-as: foi o momento em que os grupos partiram para percorrer os 10 postos: Acolhimento, Perdão, Oração, Escuta, Partilha, Doação, Paz, Comunhão, Agradecimento e Missão. Em cada posto, preparado e dinamizado por uma das paróquias da vigararia de Leiria, cada criança recebia um autocolante para colar no seu livro pessoal: um pequeno missal que no final ficou colorido com os 10 autocolantes que receberam.
Após o intervalo para o almoço, os jogos continuaram da parte da tarde. Mas por pouco tempo, que a chuva que então começou a cair impediu que a actividade decorresse da forma prevista. Numa solução de recurso, os postos e as crianças foram enviadas para os claustros da Sé onde puderam continuar as actividades até à hora da missa, que entretanto também tinha sido mudada para a Sé.
Depois de terem preparado a ceia, agora era o momento de “cear com Jesus”. E foi num ambiente de festa que celebraram a Eucaristia, presidida pelo Sr. D. António que se dirigiu de uma forma particular às crianças ali presentes. Também no momento da distribuição da comunhão, grande parte das crianças teve a oportunidade de comungar das mãos dos senhores Bispos, D. António e D. Serafim. Não se tendo realizado a procissão, a celebração terminou com um momento de adoração, durante o qual as crianças do 3º ano manifestaram também a sua alegria de participar neste “ceia” ao cantarem a certeza de estarem junto de Jesus “escondido”: «Tão perto de mim, que até lhe posso tocar: aqui está Jesus!»
Apesar da chuva ter alterado os planos, e de algumas crianças não terem terminado todas as actividades, por todo o ambiente vivido ao longo do dia, assim como a alegria que se manifestava no rosto das crianças, catequistas e de toda a comunidade ali presente, valeu a pena aceitar o convite para “cear com Jesus”!
Sem comentários:
Enviar um comentário